O Papel do Clorito de Sódio no tratamento de água e sua importância no cenário de desinfecção

É fato que a pandemia mudou radicalmente os hábitos de higienização de grande parte da população, afinal, estamos passando pela maior crise de saúde mundial, que já contabilizou quase 900 mil mortes por coronavírus e que tem no hábito de lavar as mãos uma grande chance de evitar a contaminação. Uma atitude muito simples para uns e tão complexa para outros que não têm acesso a água tratada.

De olho no aprimoramento da higiene, na importância do acesso à água tratada para todos e consequentemente na melhora da qualidade de vida das pessoas, a BioE, uma das unidades de negócios do Grupo Sabará, atua na criação de soluções para aumentar a eficiência de forma global em diversos segmentos industriais, principalmente do tratamento de água.

É o caso do Clorito de Sódio, um produto especialmente desenvolvido para aplicações como precursor do Dióxido de Cloro, produto usado como biocida oxidante no processo de desinfecção primária d´água.

Dióxido de Cloro (Diox®) alia características que o tornam um produto extremamente versátil e de grande atuação por apresentar características únicas em relação aos demais oxidantes do mercado. Ele é uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas que matam milhares de pessoas todos os anos, principalmente em regiões mais carentes, justamente onde o acesso ao saneamento é precário ou inexistente.

No comparativo com o gás cloro, o dióxido de cloro ganha destaque por não se hidrolisar com facilidade, permanecendo na água na forma de gás dissolvido, e assim mantendo a forma molecular nas faixas de pH usualmente encontradas em águas naturais. “Mas o uso dessa matéria-prima, cuja obtenção no Brasil só era possível por meio de importação, hoje é viável devido à planta de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina”, afirma José Eduardo Donato – Diretor Comercial da BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará.

A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global. Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes 100% renováveis do mercado livre de energia.

Características técnicas
A BioE oferece ao mercado o gerador de Dióxido de Cloro que apresenta elevado grau de rendimento de produção (acima de 95%) e contam ainda com um pacote de automação que permite maior controle sobre o processo, além de emitir relatórios com status de produção e funcionamento e permitir alteração dos parâmetros de processo com integração ao sistema supervisório do cliente.

O Dióxido de Cloro em Pó (Sany-Plus Powder), desenvolvido e patenteado pelo Grupo Sabará, é composto por um blend de sais solúveis em água, de fácil manuseio e aplicação. Possui baixíssimo custo de investimento para dosagem, dado que não necessita de um gerador, é cem por cento solúvel e tem baixo custo de operação, pois não necessita de mão de obra especializada.

Vantagens do Dióxido de cloro (Diox®) que usa o Clorito de Sódio para sua geração:
• Ação biocida mais rápida, ou seja, eficaz mesmo em pequeno tempo de contato;
• Os micro-organismos não criam resistência ao produto;
• Não forma triahalometanos (THMs);
• Ambientalmente seguro, não reage com os compostos orgânicos para formar
subprodutos ecotóxicos e biocumulativos;
• Mais eficaz contra vírus que o cloro ou ozônio;
• Excelente neutralizador de odor;
• Muito eficaz sobre o biofilme e algas.

A empresa tem seus olhos no futuro e acredita também que os próximos anos serão muito positivos para o saneamento no Brasil. Além disso, após essa pandemia, todos os olhos estarão voltados ao aprimoramento da higiene e haverá um real e mais profundo entendimento sobre a importância do acesso à água tratada para todos para oferecer mais qualidade de vida às pessoas, principalmente daquelas que vivem nas regiões mais carentes.

Sobre a BioE
A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.
https://bioesolutions.com/ 

Sobre o Grupo Sabará:
O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Informações à imprensa – Image 360
Fabiana Cardoso – Gerente de Comunicação
fabiana@image360.com.br 
11 3392-3025 | 11 98280-4489

Renata Monteiro – Assistente de Comunicação
renata.monteiro@image360.com.br 
11 3392-3025 ramal 207 | 11 96601-6744