Roteiro contará com 13 cidades gaúchas ligadas à Colônia do Sacramento
Um dos destinos mais procurados no Uruguai, a Colônia do Sacramento, estará mais próxima dos gaúchos a partir de uma nova rota turística que irá unir cidades com legado português, açoriano e lusitano da Região Sul. A Rota do Império Lusitano do Sul contará com 13 destinos gaúchos, somados à cidade do país vizinho.
A iniciativa é da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) em conjunto com a direção de turismo da Intendência de Colônia de Sacramento, que ainda estão desenvolvendo as atividades do roteiro. O objetivo é valorizar a herança portuguesa que caracteriza as cidades e aprofundar o turismo local na história dessa cultura.
— Foi uma iniciativa que começou da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e como a gente tem muito bom vínculo e esse nexo de história e de patrimônio, ela recém está começando a ser desenhada. Tanto é que a gente assinou um compromisso de entendimento entre o RS e o departamento de Colônia para começar as atividades vinculadas a essa rota — explicou Paula Alves, assessora técnica da direção de turismo da Intendência de Colônia de Sacramento, em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha desta segunda-feira (4).
No Rio Grande do Sul, integrarão o roteiro Torres, Rio Pardo, Mostardas, Taquari, Piratini, São José do Norte, Viamão, General Câmara, Santo Antônio da Patrulha, Pelotas, Triunfo, Rio Grande e Porto Alegre. Essa é a primeira rota que liga destinos gaúchos com o Uruguai.