Secretaria de Saúde orientou cidades a realizar busca ativa para acelerar vacinação entre adolescentes. Doses foram perdidas em nove municípios do estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou nesta sexta-feira (2) que o Paraná perdeu 6,5 mil doses da vacina meningocócica ACWY de 17 mil que deveriam ser aplicadas durante o mês de agosto.
Segundo a Sesa, as vacinas passaram do prazo de validade em nove municípios: Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Maringá, Apucarana e Telêmaco Borba.
No começo de agosto, a secretaria alertou, em ofício às regionais de saúde, sobre “o risco de perda por vencimento das doses” e recomendou “o início da vacinação de crianças a partir de um ano para a administração do reforço e para trabalhadores de saúde em substituição à vacina Meningo C até findarem os estoques de doses com validade para agosto de 2022”.
A Sesa reforçou também “a importância da busca ativa dos adolescentes de 11 a 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade ainda não vacinados”.
Proteção
A vacina meningocócica conjugada ACWY protege contra os grupos A, C, W e Y da meningite.
O imunizante é indicado aos três, cinco e sete meses de vida, com reforços entre 12 a 15 meses e entre 5 a 6 anos, e também na adolescência.
Orientação
Em nota enviada ao g1, a Sesa explicou que “está alerta e orienta constantemente os gestores municipais sobre a necessidade de ampliar a cobertura vacinal no Paraná”.
Conforme a nota, não há previsão de vacinas vencerem no mês de setembro.
De acordo com a secretaria, a orientação é para que “os municípios adotem a melhor estratégia para adesão do público à essa mobilização, incluindo número de unidades disponíveis e horários prolongados de funcionamento”.
A doença
A meningite ocorre quando há alguma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central. A doença tem alta taxa de mortalidade e pode provocar surdez, perda dos movimentos e até morte.
As crianças são o público mais vulnerável. A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de alguém saudável.
O contágio pode acontecer por tosse, espirro ou, por exemplo, pelo contato com barras de apoio dos ônibus.
Sintomas
Os principais sintomas da meningite são dor de cabeça, febre e confusão mental. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza vacinas para todos os tipos da doença.
Fonte: G1