A Fundação Cultural de Curitiba está lançando em caráter inédito três editais de credenciamento de artistas para atuação em comemorações, festivais, mostras, intervenções artísticas e shows em espaços públicos da cidade. Os editais preveem a contratação de atores, dançarinos, diretores de produção, assistentes de direção e contrarregras, companhias de teatro e de dança, e também de grafiteiros.
Dois dos editais, de Teatro e de Dança, foram publicados nesta sexta-feira (23/9) e as inscrições já estão abertas. Todas as informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Fundação Cultural de Curitiba.
Com os editais, a FCC formará um banco de prestadores de serviços na área artística, que serão eventualmente chamados para atuar nos eventos organizados pela instituição. Os espetáculos natalinos de 2022 serão os primeiros a terem artistas selecionados por esses editais.
De acordo com o diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba, Edson Bueno, esse novo procedimento adotado oferece oportunidades de trabalho, movimenta a economia criativa e garante transparência nas contratações.
“Além do Natal, a Fundação Cultural produz espetáculos, encenações e ações culturais durante o ano todo. Temos o Carnaval, o aniversário de Curitiba, as comemorações da Independência e outras iniciativas que sempre demandam profissionais dessas áreas”, explica Bueno.
No caso das artes visuais, a modalidade do grafite tem sido usada para a realização de intervenções artísticas nos equipamentos e espaços urbanos. A arte aplicada em muros, fachadas e viadutos contribui positivamente para revitalizar o ambiente urbano. “Curitiba já tem grande tradição nessa forma de expressão artística. O edital contribuirá para valorizar a arte urbana e dar oportunidade para mais artistas mostrarem seus trabalhos”, destaca o diretor.
Análise técnica
Antes de estarem formalmente credenciados, os interessados passarão por avaliação de uma comissão especial, que fará a análise técnica da documentação e o julgamento de aptidão dos inscritos. Para estarem aptos à convocação, os participantes deverão atingir uma pontuação mínima em critérios como currículo, portfólio, performance cênica, habilidades multidisciplinares, tempo de registro profissional, entre outros.
Os editais permanecerão abertos para inscrição por um ano, a partir da data de publicação, podendo ser renovados por até seis meses. O cadastro de cada artista terá validade de dois anos a partir da sua aprovação, período em que os participantes poderão ser chamados pela Fundação Cultural de Curitiba para eventual contratação.
Fonte: Prefeitura de Curitiba