16.6 C
Curitiba
sexta-feira, novembro 22, 2024

Já pensou ter HIV, Covid e varíola do macaco, tudo junto?

Um homem italiano descobriu, em um intervalo de poucos dias, estar infectado por três vírus: monkeypox (causador da varíola do macaco), Sars-CoV-2 (da Covid-19) e HIV. O relato do caso foi publicado na última sexta-feira (19) no Journal of Infection.

O paciente, que havia visitado a Espanha entre 16 e 20 de junho, deu entrada no Hospital Universitário de Catânia, na Itália, no dia 5 de julho. Em 2 de julho, ele já havia sido diagnosticado com infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

Na mesma tarde, começou a apresentar sintomas da varíola do macaco com erupções na pele do braço esquerdo. Os sintomas foram se intensificando e, em 5 de julho, ele foi até a emergência do Hospital Universitário de Catania, e depois transferido para a unidade de doenças infecciosas.

No hospital, o homem informou que estava em tratamento para a sífilis desde 2019 e que, em setembro de 2021, tinha realizado teste de HIV, que havia dado negativo. Ele também toma remédios para o transtorno bipolar e já havia contraído COVID-19 em janeiro de 2022.

Outro detalhe revelado no hospital foi que teve relações sexuais sem preservativos durante a viagem à Espanha. Assim, como a maioria dos casos da varíola dos macacos está relacionada ao sexo, foram feitos outros testes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e o diagnóstico de HIV acabou confirmado.

Segundo o estudo, “este é o primeiro caso de coinfecção pelo vírus da varíola dos macacos, SARS-CoV-2 e HIV ainda não existem evidências que suportem a ideia de que essa combinação possa agravar a condição do paciente.”

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações