15.7 C
Curitiba
sábado, novembro 23, 2024

Gabinete de crise de Pontal do Paraná avalia situação após fortes chuvas

O gabinete de crise instalado pelo prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, para gerir ações visando amenizar o efeito das enchentes na cidade, se reuniu no final da tarde desta quinta (25) na sala de reuniões do Executivo, na sede da Prefeitura.

Além de detalhar os esforços da Prefeitura de Pontal Paraná, mobilizada em sua totalidade no sentido de amenizar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade, foi confirmado o envio de itens de assistência humanitária liberados pelo Governo do Estado em ajuda direta ao município como lonas, cestas básicas e materiais de limpeza, entre outros.

Pontal do Paraná teve 490mm de chuva do dia 20 até o momento da reunião, por volta de 16h30 do dia 25 de janeiro, enquanto a média histórica para o mês na cidade é de 380 mm. Somente na terça (23) choveu 175mm em Pontal do Paraná. “São dados impressionantes. Esse volume de chuvas em poucos dias em qualquer cidade do Paraná traria grandes problemas”, disse o capitão Gomes.

O prefeito Rudão Gimenes destacou o trabalho de limpeza de canais feito constantemente nos últimos três anos como fundamental para aumentar a vazão e diminuir os danos em geral. “Se não fosse esse trabalho a cidade teria ficado muito mais alagada, ainda que com tamanho volume de chuvas é impossível não haver danos”, disse o prefeito.

Pontal do Paraná teve 11 pessoas socorridas e que receberam ajuda para se mudarem temporariamente para a casa de parentes. Apesar de preparar o ginásio de esportes do Balneário Shangri-lá (Escola Municipal Luiz Antônio Amatuzzi de Pinho) para receber possíveis desabrigados, o município não tem até o momento nenhuma pessoa dependente de abrigo público devido às chuvas.

Durante a reunião também houve orientação sobre procedimentos para liberação de recursos estaduais e federais para reestabelecer os cenários de normalidade. O capitão Gomes reiterou que a Defesa Civil sempre apoia e soma esforços com os municípios e que recebeu total apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná. “A Defesa Civil somos todos nós”, concluiu o capitão.

PARTICIPAÇÃO – Participaram, além do prefeito Rudão, a vice-prefeita e secretária de Assistência Social Patrícia Millo Marcomini, os secretários municipais Fábio de Oliveira (Obras e Serviços Públicos), Any Brasil Messina (Segurança Pública), Jackson Cesar Bassfeld (Meio Ambiente, Agricultura e Pesca) e o bombeiro militar capitão Gomes, da Defesa Civil Estadual.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações