15.9 C
Curitiba
domingo, novembro 24, 2024

Deputado quer criar Semana do Influenciador Digital e Abrajet-PR é contra

Está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei nº 548/23 proposto pelo deputado e 2º vice-presidente da Casa, Ney Leprevost (União), que criaria a Semana Estadual do Influenciador Digital que teria a intenção de “para incentivar as atividades desempenhadas pelos influenciadores que utilizam as redes sociais para praticar o bem e divulgar a cultura, o turismo, a gastronomia e o empreendedorismo do Paraná; além de promover educação e conscientização contra a disseminação de informações falsas nas redes”, segundo matéria divulgada pela Assembleia.

O projeto já recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e da Comissão de Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

Formada somente por jornalistas profissionais, a Abrajet-PR (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Paraná) ao tomar conhecimento do projeto de lei decidiu, por unanimidade, tomar posição contra a proposta.

Com 40 anos de atividades a serem completadas no próximo mês de setembro, os jornalistas profissionais da Abrajet-PR entendem que, ressalvando exceções, “influencers” correm atrás de cliques, “muitas vezes comercializados e pagos, levando seus seguidores a acreditarem em posts que nada mais são do que produtos comerciais”, como expresso em Ofício encaminhado do deputado.

O Ofício da entidade mostra ao deputado matéria veiculada na revista “Veja” na última semana de fevereiro que tem o título “Curtas em xeque: por que os influencers vivem em crise de credibilidade” que revela que esses “influencers” de milhões de seguidores “veem sua imagem e fortuna correr risco com escândalos e a desconfiança crescente do público”.

Dar uma semana de destaque no calendário oficial do Estado seria promover ainda mais a captura de cliques que somente beneficiam quem produz o conteúdo, na grande maioria das vezes, contratado e pago para falar bem.

Abrajet-PR espera que os deputados paranaenses possam refletir com cuidado sobre a proposta que pode dar vazão a publicações que não tem o mínimo de imparcialidade.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações