Dados refletem as expectativas do setor, e apontam otimismo pelos empresários, mesmo com a Lei Seca
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel/PR) entre os dias 16 e 23 de setembro mostra que a maioria dos empresários do setor não acredita que as eleições impactarão significativamente seu faturamento em outubro. Segundo os dados, 18% das empresas acreditam que a votação reduzirá suas receitas, enquanto 5% esperam um aumento. Para 77%, a votação não terá influência no movimento.
Além disso, a pesquisa abordou a Lei Seca, que é vigente em alguns estados durante o período eleitoral. De acordo com os resultados, 24% dos empresários afirmaram que essa medida afeta negativamente o movimento em seus estabelecimentos. Por outro lado, 69% consideram a lei indiferente e apenas 7% veem a medida como positiva.
Luis Fernando Menuci, presidente da Abrasel no Paraná, comentou sobre os resultados: “Quase 80% das empresas associadas à Abrasel acreditam que as eleições não irão afetar o movimento. Um dos principais motivos é que, no Paraná, não deverá haver a implementação da Lei Seca, como tem ocorrido em outros estados. Embora a lucratividade caia em setembro, o número de empresas endividadas no Paraná é quatro pontos percentuais menor que a média nacional”.
Serviço
Abrasel PR