Foi publicada na semana passada, no Diário Oficial da União (DOU), a multa ao Facebook – que atualmente é respondida pelo Meta – pelo vazamento de dados de 87 milhões de pessoas à Cambridge Analytica, consultoria britânica especializada em marketing político.
Dentre os dados vazados, estima-se que 443 mil brasileiros estejam entre os cidadãos, que foram afetados. O órgão, inclusive, já havia aplicado a multa, mas resolveu voltar atrás para que a defesa da rede social fosse apresentada.
Em 2018, os dados violados foram realizados por meio de um aplicativo digital de teste de personalidade chamado ‘’This Is Your Digital Life’’, que obtinha estritamente informações pessoais. O Facebook não quis se pronunciar sobre o caso.
“As novas estratégias de violação digital estão ocorrendo fortemente em redes sociais, principalmente em épocas de eleições políticas. Para que, menos riscos sejam propostos, dentro das redes sociais, o aparamento de segurança digital deve ser fortemente investida pelas empresas responsáveis”, comenta Thiago Cabral, especialista em segurança digital e CEO da Athena Security.