20.6 C
Curitiba
segunda-feira, dezembro 2, 2024

Transformação e legado: Assembleia Legislativa exalta contribuições do HUEM à sociedade

Sessão Solene celebrou os 65 anos do Hospital, que ultrapassou os 2 milhões de atendimentos por ano

Os 65 anos do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), completados em 2024, foram tema de homenagem em uma sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, na noite desta terça-feira, 26 de novembro. A solenidade contou com presença de grande público, em especial colaboradores da instituição. Algo incomum nos eventos na casa de leis, o terceiro balcão do plenário precisou ser aberto para acomodar a grande quantidade de presentes – mais de 250 pessoas.

Membros da diretoria executiva (Direx) do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), assim como conselheiros, compareceram ao evento que celebrou a excelência no atendimento à população. O presidente do IPM, Milton Flávio Moura, destacou a importância da instituição.

“Parabéns a toda equipe do HUEM, tem sido uma alegria trabalhar com vocês. O lema do Mackenzie é obedecer a uma vocação, a um chamado. E foi assim que o IPM assumiu a gestão do hospital, com todo zelo e dedicação. Em um momento difícil para todo o globo, Curitiba foi modelo na condução da pandemia e muito disso passa pela atuação do HUEM”, disse Moura.

Além do presidente da Direx, também compuseram a mesa de autoridades no evento, o presidente do Conselho de Curadores, Reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen; o integrante do Conselho Deliberativo do IPM, dr. Rogério Kampa; os proponentes da homenagem, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi e o presidente da sessão solene e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia, deputado Fabio Oliveira. O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto representou o prefeito Rafael Greca, e completaram a mesa a deputada estadual Márcia Huçulak e os vereadores Mauro Bobato e Noemia Rocha.

Referência

O deputado Alexandre Curi ressaltou a relevância do Hospital no atendimento a toda população do Paraná. “É uma homenagem que a Assembleia Legislativa do Paraná presta a esse hospital, que é uma referência em nível estadual e nacional. Não só o hospital, mas também a Faculdade Evangélica Mackenzie e a Igreja Presbiteriana que fazem muito pela cidade. Por todas essas qualidades e por tudo que este hospital faz, nós prestamos essa justa homenagem”.

O deputado Fabio Oliveira destacou a importância do evento. “Eu trabalhei junto com os gestores do hospital, e tenho muito orgulho por ter trabalhado em uma empresa que além de fazer tanto bem e demonstrar amor ao próximo, é uma empresa confessional. O HUEM hoje é um dos maiores hospitais no Brasil. Nos dá muito orgulho esses 65 anos de história”.

Transformação

Inaugurado em 5 de setembro de 1959 como Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), a construção foi iniciada graças à arrecadação de recursos conduzida pelo Reverendo Osvaldo Soeiro Emmerich. O nome dos primeiros doadores foi bordado à mão em duas toalhas de altar bíblico, que até hoje marcam presença na capela da instituição.

Após um período de dificuldades, a partir de 2019 o hospital passou a ser gerenciado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) e ganhou o nome Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Muito mais que uma mudança de nome, sob a gestão do IPM, a casa de saúde vivencia uma transformação impressionante.

Foram criados novos ambulatórios, construída uma ala pediátrica de ponta, inaugurado um novo Pronto-Socorro, criada  uma Unidade de Atendimento a Convênios, uma moderna UTI Cirúrgica, um Centro de Oncologia, uma Unidade da Mulher, um Ambulatório Pediátrico renovado, um Banco de Multitecidos Humanos, uma nova Central de Esterilização, nova ala especializada em tratamento de queimados, novas unidades de Oftalmologia, de Dermatologia, novo Centro Cirúrgico Oftalmológico, novo Centro de Procedimentos Ambulatoriais voltado à endoscopia e urologia, nova unidade de transplantes, entre outros avanços.

O diretor geral do HUEM, dr. Tiago Tormen, recebeu um certificado de menção honrosa pelos serviços prestados e agradeceu os louvores recebidos. “O hospital foi criado pela comunidade, pelas igrejas e com todo apoio do poder público e todos os seus entes ajudando. A Assembleia é um bom exemplo disso, pois ano após ano colabora na manutenção e na melhoria do Hospital Evangélico Mackenzie. Um hospital que preza pela inovação, excelência e que tem batido recordes de atendimento à nossa população”, disse Tormen.

Maior prestador SUS do estado do Paraná, o Hospital Mackenzie realizou mais de 2 milhões de atendimentos em 2023, e deve superar essa marca até o final de 2024. No ano passado foram mais de 27 mil cirurgias gerais, 96 mil atendimentos de urgência e emergência, 369 mil consultas ambulatoriais, quase 30 mil internamentos, 2,8 mil partos e cesáreas, além de 1,65 milhão de exames laboratoriais e de imagem.

Durante o evento na Assembleia Legislativa, dezenas de profissionais com trajetórias marcantes na história do HUEM foram homenageados com certificados, em reconhecimento pela contribuição no dia a dia da instituição, na missão de salvar vidas e prestar um atendimento humanizado aos pacientes.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações