20.4 C
Curitiba
sábado, novembro 23, 2024

Estado realiza curso de combate a incêndios e primeiros socorros nas unidades socioeducativas

O curso será realizado em duas etapas: nesta semana em Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama, e entre os dias 15 e 16 de março em Campo Mourão. É uma parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros do Estado do Paraná

Com a intenção de investir no aprendizado dos servidores das unidades socioeducativas de internação, internação provisória e casa de semiliberdade do Interior do Paraná, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Atendimento Socioeducativo e da Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), realiza neste mês o curso “Capacitação em Segurança”, que auxilia no combate a incêndios e ensina técnicas de primeiros socorros.

O curso será realizado em duas etapas: nesta semana em Londrina, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama, e entre os dias 15 e 16 de março em Campo Mourão. É uma parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros do Estado do Paraná.

O curso foi estruturado em dois momentos: teórico e prático. No primeiro, ocorrem palestras sobre o triângulo do fogo, processos de ignição/combustão, tipos de combustíveis geradores do fogo e tipos de incêndio e suas classes (líquidos inflamáveis), tipos de extintores, indicações e as formas corretas de sua utilização para cada classe de incêndio. No segundo momento estão sendo realizados exercícios práticos de combate a incêndios, técnicas de primeiros socorros e evacuação.

O secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, explica que a capacitação dos servidores segue as diretrizes da gestão do Governo de estímulo ao aprendizado. “Vamos contribuir com ensinamentos aos servidores para melhorar ainda mais os serviços prestados nas unidades. Neste curso, os servidores aprendem técnicas de combate a incêndios, técnicas de primeiros socorros e evacuação em caso de alguma emergência”, afirmou.

Segundo o aspirante Cristian Dal’Maso, do Corpo de Bombeiros, o processo de formação e aprendizagem deve ser contínuo. “Esses profissionais poderão contribuir com a formação recebida para além do seu trabalho, isto é, também com a sua família, sua comunidade e acima de tudo com a sociedade paranaense”, disse.

CAPITAL E OESTE Com a finalidade de atender as demais unidades socioeducativas do Estado, no mês de junho as atividades serão desenvolvidas em mais duas regionais: Região 1 – que abrangem os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Ponta Grossa e Região 3 nos municípios de Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações