18.5 C
Curitiba
sábado, novembro 23, 2024

Primeiras antenas 5G são ativadas nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu

O prefeito Rafael Greca, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, se reuniram nesta terça-feira (5/4), no Palácio Iguaçu, para o anúncio da ativação das primeiras antenas 5G do Paraná.

Os equipamentos instalados em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA (Standalone) para que os clientes dessas regiões possam usufruir da tecnologia, que evoluirá com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz a partir de junho, conforme cronograma da Anatel.

“Curitiba saiu na frente para a implantação da nova tecnologia 5G. Em 2019, quando modernizamos a regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, a cidade viabilizou e tornou mais rápida a operação do 5G, modelo que vai exigir até dez vezes mais antenas que o 4G. Agora começaremos a ver os resultados práticos, que abrem um mundo novo de serviços para a população”, disse o prefeito.

A faixa de 3,5 GHz, adquirida pela empresa TIM, será essencial para proporcionar alta velocidade e baixíssima latência para os usuários, e principalmente massificar e revolucionar a adoção de soluções da Internet das Coisas (IoT) em setores fundamentais para alavancar a economia do País.

“O Paraná vem se caracterizando por ser o berço da inovação no País e essa escolha por parte da TIM reforça o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses mais de três anos. Essa ferramenta do 5G será essencial para novas conquistas e para aproximarmos ainda mais as pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.

A parceria entre a Prefeitura e a empresa de telefonia vai oferecer uma série de soluções 5G para evolução do conceito de cidades inteligentes e a melhoria da vida dos clientes.

“A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com a cidade e com o Estado”, explicou Griselli.

Legislação

Com o leilão para as empresas de tecnologia operarem o serviço 5G no Brasil, realizado em 2021, ficou clara a importância de uma cidade ter sua regulação de urbanismo bem definida – e, além disso, como é o caso de Curitiba, se antecipar naqueles temas fundamentais para o desenvolvimento do município.

O Decreto nº 989, assinado pelo prefeito Rafael Greca, tornou mais ágil e menos burocrático o processo de licenciamento das antenas. O texto elaborado pela Secretaria Municipal do Urbanismo criou novos procedimentos e licenciamentos para a implantação de ETR – Estação de Transmissão de Radiocomunicação (antenas de telefonia e telecomunicações) em propriedades particulares.

A medida foi, inclusive, elogiada pelo mercado, que considera Curitiba um exemplo e o decreto vigente na capital serviu de referência para que outras cidades brasileiras pudessem também se adequar.

Devido a todas estas providências tomadas com antecedência, Curitiba foi escolhida em março para o desenvolvimento do projeto Cidade 5G da TIM.

“Curitiba trabalha há vários anos para estar pronta quando a tecnologia 5G virasse realidade. O momento chegou, estamos prontos e somos pioneiros”, afirmou a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

Presenças

Participaram da reunião o vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel; o vice-governador Darci Piana; os deputados estaduais Guto Silva e Marcio Nunes; o ex-prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel; o presidente da Celepar, Leandro Moura; a ex-secretária municipal da Saúde de Curitiba Marcia Huçulak; o assessor de articulação política da Prefeitura Lucas Navarro de Souza; e toda cúpula diretiva da TIM.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações