16.7 C
Curitiba
quinta-feira, novembro 21, 2024

Agenda Cultural: Cinema, teatro, inscrições para cursos e despedida de Bispo do Rosário

Esta semana o Setor Educativo do Museu Paranaense inicia o agendamentos de visitas em grupos voltadas a crianças de 3 a 5 anos, a alunos dos ensinos fundamental, médio e superior e, também, grupos não escolares.

Na segunda (19), o Centro Juvenil de Artes Plásticas inicia as matrículas em seus cursos gratuitos para os turnos da manhã e tarde. Além das oficinas tradicionais, este semestre conta com novidades como aulas de música, movimento e arte contemporânea.

No Centro Cultural Teatro Guaíra está em cartaz a peça “Surdo, Logo Existo”, neste sábado e domingo, em diversos horários. A produção reivindica o lugar da arte surda e denuncia as metanarrativas que capturam o corpo surdo.

Confira a programação completa:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Hora do ContoSessões diárias de contação de histórias na Seção Infantil. A partir de segunda-feira (19), o livro “Era Uma Vez Duas Linhas”, de Alonso Alvarez, guia os encontros. De segunda a sexta-feira, às 11h e às 15h, e aos sábados, às 11h.

Oficina de OrigamiCom Denise Krukoski, para crianças. Sábado, dia 17, das 11h30 às 12h30, na Seção Infantil.

Sábado LúdicoEvento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. Nos dias 17 e 24 de fevereiro, na Gibiteca/Multimeios, das 10h às 12h.

Projeto Cine InclusivoSessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, na Seção Braille. Títulos disponíveis:

“Eu não Quero Voltar Sozinho” | Classificação: livre | Duração: 17 minutos

“O Anão que Virou Gigante” | Classificação: 10 anos | Duração: 10 minutos

“A Escalada” | Classificação: 14 anos | Duração: 1h15 minutos

Até 29 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h. 

MUSEU OSCAR NIEMEYER – MON

Últimos diasA mostra “Sonoridades de Bispo do Rosário” pode ser vista até domingo (18), na Sala 6 do MON. A exposição coloca o legado de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989) em diálogo com outros artistas cujos processos criativos foram influenciados por ele.

CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICAS (CJAP)

Entre cursos tradicionais e novidades, as oficinas gratuitas do Centro Juvenil de Artes Plásticas, destinadas a crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, iniciam o período de matrículas deste semestre nesta segunda (19), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, até 1º de março.

As aulas começam em 4 de março e seguem até 28 de junho de 2024, com 14 opções de cursos gratuitos, entre eles Teatro, Fotografia, Arte Urbana, Desenho, Desenho e Pintura, Artes Visuais e Percepção Musical, este último um dos inéditos na instituição.

MUSEU PARANAENSE (MUPA)

A partir desta terça (20), o Museu Paranaense abre agendamento para visitas em grupos mediadas pelo Setor Educativo. As datas são para o primeiro trimestre, de março a maio, e as visitas são gratuitas, oferecidas nos períodos da manhã e da tarde, de terça a sexta-feira. Voltadas para grupos de 10 a 40 pessoas, atendem crianças de 3 a 5 anos, alunos dos ensinos fundamental, médio e superior e, também, grupos não escolares.

As visitas mediadas aprofundam a experiência do público no MUPA a partir das questões presentes nas exposições em cartaz. Todas as mediações são feitas por uma equipe especializada a partir de diferentes circuitos temáticos, adaptados para as faixas etárias. As inscrições serão via formulário que será divulgado no site do Museu Paranaense a partir de 20 de fevereiro.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ (MIS-PR)

Exposição virtual comemorativaJá está disponível no site da instituição a exposição virtual “MIS 55 – Através do Tempo”, em comemoração ao aniversário do museu. A mostra traz uma retrospectiva dos principais momentos e obras que marcaram a história do MIS-PR em paralelo aos acontecimentos do Paraná, do Brasil e do mundo ao longo das cinco décadas e meia. 

CENTRO CULTURAL TEATRO GUAÍRA

Miniauditório

“Surdo, logo existo”Inspirada no teatro do oprimido e subvertendo os meios de produção teatral, a peça reivindica o lugar da arte surda e denuncia as metanarrativas que capturam o corpo surdo. Os personagens não representam, são e existem, é a história com desejo de ficção e a vontade de recontar como “mito” a mais recente realidade. Sábado (17), às 16h, 18h e 20h, e domingo (18), às 16h e 18h, no Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório).

Espetáculo gratuito com contribuição voluntária. Os ingressos podem ser reservados e retirados até 30 minutos antes do início. Ingressos ociosos serão liberados 20 minutos antes da peça.

CINEMA NA PRAÇA

O projeto Cinema na Praça segue ampliando sua abrangência pelo Estado. Após três edições realizadas pelo Governo do Paraná, em 2024 será realizada uma edição especial a partir de projetos selecionados pelo Edital Cinema na Praça, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. As primeiras exibições iniciam nesta sexta-feira (16), em Pontal do Paraná, no Litoral, na Praça da Praia de Leste, Av. Lauro Teixeira Neto, 80.

A programação ainda tem apresentações em Matinhos (17 e 18 de fevereiro), Guaratuba (19 e 20 de fevereiro), Antonina (21 e 22 de fevereiro) e Morretes (23 e 24 de fevereiro).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Foto: Freepik

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações