O grupo cultural leva mensagens importantes à sociedade, como antirracista, gênero e temas que precisam ser discutidos
O Coral Negro de Curitiba iniciou as inscrições para este ano. As vagas são para cantores (as) e instrumentistas e podem ser feitas até dia 31 de janeiro. O grupo tem como objetivo colaborar com a ampliação do alcance da cultura negra na capital paranaense.
Iniciado em 2020, o coral foi montado a partir do entendimento da importância de que a diversidade cultural ocupasse mais espaços na cidade. Composto por pessoas de diferentes etnias e crenças religiosas. Além disso, são também apaixonados pela música, canto e engajadas nas causas de igualdade racial, solidariedade e questões de gênero.
Eduardo Filho é coordenador do projeto, e segundo ele, a valorização das raízes e identidade do povo negro em Curitiba é uma missão fundamental. Além do coral, Eduardo também possui outros projetos e busca através deles transmitir a mensagem da igualdade. “A gente vem trazendo essa mensagem de fraternidade, de integração. De que somos e fazemos parte de uma mesma sociedade”.
Dentro do coral também existe o grupo de estudos, voltado para a busca e disseminação do conhecimento através do estudo de referenciais e inferências do desenvolvimento, empoderamento e apropriação da arte e cultura do povo negro curitibano. Tudo para o resgate e o fortalecimento da identidade da Cultura Negra. Recentemente, o grupo lançou o livro “Cantando Histórias”. O título é uma antologia do Coral Negro de Curitiba e que tem como objetivo valorizar a história dos 26 coralistas participantes do coral que, além de participar musicalmente, também participaram da elaboração do livro”.
Serviço
Coral Negro
Inscrições: https://forms.gle/yMjmGPFQt7TVgXtMA
Instagram: @coralnegroctba
Polos do Coral Negro de Curitiba – 19h00 às 21h30
Bairro Rebouças – Segunda-feira
Bairro CIC – Cidade Industrial de Curitiba – Sexta-feira
Online – Quinta-feira – Grupo de Estudos (Uma vez por mês)