No apanhado de poesias, crônicas e relatos, cuidadosamente encadeados, o autor explora, de forma criativa, realista e inquietante, o universo de pessoas e lugares. Traduz em 133 páginas a maestria de quem é veterano da escrita e comemora o lançamento de sua 5ª obra publicada.
Contundente na forma de tratar os temas em sua rotina diária como jornalista, Paulo Atzingen transfere para o seu mais recente livro o abrangente poder de observação, pela forma com que interage com tudo à sua volta, o tempo todo. ‘Pontes Céus e Miragens’, da Editora Patriani, destina-se ao leitor sensível ao modo de vida de personagens e locais de pouso, com os quais o autor manteve experiências lúdicas e marcantes.
“Esse livro foi maturado durante o período de reclusão imposto pela pandemia. Por ter se transformado numa fase em que todos repensaram a direção de suas próprias vidas, compor cada linha tornou-se um compromisso ainda mais desafiador, mas também um chamado e um despertar sem retorno”, comenta Atzingen ao explicar o momento em que definiu a linha de sua nova criação.
O livro apresenta prefácios de alguns jornalistas: “Autêntico, feito por quem enxerga além do óbvio e se recusa a ver sozinho, sem dividir com a gente, felizardos leitores”, destaca o jornalista Airton Gontow.
“O mundo, refletido no olhar de Paulo, é mais vasto do que as fronteiras de qualquer geografia, mais profundo do que os enigmas do tempo”, observa Ronaldo Vaio, jornalista da Tribuna de Santos.
”Atzingen escreve com o vigor de um adolescente e sabedoria de um adulto maduro”, crava Paulo Panayotis, também jornalista.
De acordo com o Tomaz Soares Canté, Coordenador de Desenvolvimento Institucional da Biblioteca Mário de Andrade, ‘Pontes, Céus e Miragens” será o primeiro livro lançado na biblioteca depois da pandemia.
Serviço
Lançamento do livro “Pontes, Céus e Miragens”
Do escritor e jornalista Paulo von Atzingen
Em São Paulo
Na Biblioteca Mário de Andrade
Dia 13 de junho de 2024
Das 18 às 21hs