Jornalista e apresentadora, Maria Cândida, ao lado de integrantes da Geração Botik, se unem para contribuir proativamente no mapeamento de oportunidades para Botik, marca de skincare dedicada às necessidades da pele madura
Setembro de 2022 – Com o compromisso de trazer o consumidor como protagonista e participante ativo de suas estratégias, Boticário lança a Botik Colab, um projeto que chega para incluir e escutar ainda mais as mulheres maduras no desenvolvimento das estratégias de Botik, marca de cuidados faciais lançada em 2020. Para materializar a colab, a marcaconvidou a jornalista e apresentadora Maria Cândida, além de quatro integrantes da Geração Botik para acompanharem os próximos passos da marca de cuidados faciais avaliando aspectos, como: posicionamento, comunicação, representatividade, relevância e atratividade, por meio da testagem de produtos e identificação de pontos positivos e de melhorias, mapeando oportunidades de acordo com as necessidades da mulher madura.
As integrantes da Geração Botik ou “botikers” – como se autointitulam – são um grupo de mulheres parcerias da marca desde 2020, ocasião do lançamento, em que foram pré-selecionadas e capacitadas como influenciadoras digitais 40+, após O Boticário identificar um gap na representatividade desse perfil no marketing de influência. Por isso, desde então, são ativadas recorrentemente pela marca para amplificar os lançamentos e as novidades em primeira mão, além de representarem o principal target de Botik. Na nova iniciativa, as quatro integrantes selecionadas passam a atuar de forma conjunta e sinérgica com Maria Cândida, representando diferentes tipos de peles e dando espaço às principais demandas da beleza madura que, muitas vezes, é desconsiderada pelo mercado.
Para Marcela De Masi Nogueira, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário, a mulher sempre esteve no centro das principais conversas promovidas pela marca, e trazê-las para uma posição de protagonismo desde a criação do portfólio dos produtos reforça os compromissos da marca. “Temos muito orgulho de dizer que há 45 anos dialogamos de forma constante e intimista com a mulher brasileira. Trazer mulheres maduras reais para cocriar uma beleza mais representativa, inovadora e qualificada mostra o que já começamos a trabalhar e queremos seguir construindo cada vez mais nas próximas décadas”, comenta a executiva.
A iniciativa inclui as cinco mulheres em todas as etapas de pesquisa e desenvolvimento de produtos de Botik e inclui visitas periódicas ao Centro de Pesquisa&Desenvolvimento do Grupo Boticário, localizado em São José dos Pinhais (PR). O espaço é referência em tecnologia genuinamente brasileira e conta com um repertório de mais de quatro décadas no estudo da pele, aliado às necessidades e demandas reais do consumidor e da sociedade como um todo.
A Botik Colab vai ao encontro de outras ações da marca com foco em maturidade e combate ao preconceito etário, como a campanha de 45 anos do Boticário, celebrada em agosto deste ano, em que foi firmada uma parceria com a Maturi, referência em ações com impacto direto no mercado de trabalho para o público maduro, como a capacitação gratuita para mais de 5 mil mulheres empreendedoras 45+ que buscam se redescobrir na maturidade.
A marca de cuidados faciais do Boticário nasceu em 2020, com foco nas necessidades da pele brasileira madura, em tecnologia e ativos consagrados da dermatologia, como Vitamina C, Ácido Hialurônico e Vitamina B5. “”Botik é a única marca do Boticário que conta com uma comunidade que recebe treinamento e informações exclusivas desde o princípio. Em todos os lançamentos, as mulheres da Geração Botik são nossas principais embaixadoras para comunicar skincare de forma descomplicada e acessível – são quase 200 parceiras espalhadas por várias regiões do Brasil”, completa Marcela De Masi Nogueira.
As integrantes da Botik Colab
Entre as cinco convidadas, Maria Cândida, jornalista e apresentadora que esteve presente na estratégia de lançamento de Botik, une-se a quatro botikers. “Nasci analógica e me reinventei no digital, por isso incentivo outras mulheres a se aventurarem nesse universo também. Trocar com as botikers está sendo uma experiência incrível, isso porque a Botik Colab é um projeto idealizado para nós, mulheres maduras, que queremos estar cada vez mais presentes no mercado de consumo, incluindo o de beleza”, explica.
Além dela, as quatro botikers foram convidadas considerando a diversidade de peles e suas condições de pele, como rugas e linhas finas, acne, melasma e outras. A escolha contempla representantes de diferentes regiões do país, para que possam levar em consideração diferentes características climáticas na testagem dos produtos. Por meio dos feedbacks, o processo de desenvolvimento dos produtos continuará seguindo uma série de testes para garantir a eficácia, segurança e alta performance dos itens da linha, mas também levando em consideração as percepções da consumidora final.
“As mulheres maduras ainda são invisíveis no mundo, mas penso que a maturidade é um espaço possível para a realização de sonhos”, comenta Silvana Goulart (60), de Porto Alegre (RS), integrante da Geração Botik, que passa a compor o projeto de consultoria. Já Marilu Amorim destaca que os cuidados devem ir além do visual. “Tenho 45 anos e amo ser a mulher que me tornei: plena e positiva”, comenta a paranaense.
Patrícia Hitomi (46) mora em São Paulo e também destaca a importância de valorizar a beleza interna, que reflete na externa. “Estou retomando novos horizontes e procurando me olhar com mais carinho e atenção”, relata. Para completar o time, a Valdelice Duarte (56) se aventura como influenciadora digital com foco na vaidade da beleza negra. “Sou uma mulher baiana e supervaidosa que ama tirar fotos. Meus temas preferidos são: beleza, moda, viagens e decoração, de maneira geral”, finaliza.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.
*Fonte: Kantar, divisão Worldpanel, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2020. Total no Brasil: 3.079 lares.
**Fonte: Oldiversity, Grupo Croma, novembro de 2017.