O candidato à prefeitura de Foz do Iguaçu, Airton José, teve a oportunidade de vivenciar a importância do terceiro setor no atendimento comunitário através do projeto “Um Chute Para o Futuro”, que tem transformado a vida de crianças e adolescentes, oferecendo acolhimento, assistência, educação, cultura e apoio filantrópico.
Fundada em 2005 pelo professor Ronaldo Cléber Cáceres, a “Associação Um Chute Para o Futuro” passou a trabalhar com apenas apenas dez crianças em situação de vulnerabilidade e hoje, a entidade atende mais de 800 jovens, incluindo suas famílias. Em 2014, o projeto ganhou notoriedade ao ser selecionado para o quadro televisivo “Um por todos e todos por um”, o que resultou em uma reestruturação completa de suas instalações.
Em 2015, o projeto foi formalizado como “Associação”, o que possibilitou a ampliação dos serviços e a busca por financiamento através de editais públicos e privados. Em 2018, diversas ações foram fomentadas, incluindo a criação de uma sala de informática equipada com os recursos tecnológicos necessários.
As instalações da associação são abrangentes e incluem uma biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, piscina, campo de futebol, refeitório, cozinha, sala psicossocial e horta solidária e oferece atividades como capoeira, karatê, artesanato, futsal, futebol de campo, handebol, jiu-jitsu, teatro, judô, dança, coral, natação, canoagem, vôlei, basquete, inglês, percussão, oficina de crochê, além de cursos e a formação para o mercado de trabalho.
Atualmente, em 2024, o projeto é sustentado em 85% pelo apoio da Itaipu Binacional e 15% por mantenedores e a prefeitura. É fundamental que a prefeitura assegure a presença e apoio contínuo à entidade, para que amplie suas atividades. Para Aírton, associações assim socorrem a cidade e por isso, merecem antes serem socorridas pelo setor público, pois prestam um trabalho inestimável.