O Athletico Paranaense volta a jogar na próxima terça-feira (dia 27), quando enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Felipão já tinha desfalques confirmados e agora ganhou mais um problema para definir a escalação.
O lateral-esquerdo Abner sofreu lesão no tornozelo e não enfrenta o Santos. O clube não divulgou informações sobre o jogador. A notícia partiu da jornalista Monique Vilela – clique aqui para ver.
O problema é o que o lateral-esquerdo Pedrinho está suspenso por três cartões amarelos. Com isso, Felipão fica sem jogadores para essa posição.
A principal opção é improvisar um lateral-direito na esquerda (Khellven ou Orejuela). Outra alternativa é colocar um zagueiro canhoto ali – Nico Hernández é o favorito, nesse caso. Por último, Felipão tem como alternativa escalar um meia-ponta na lateral-esquerda – Vitinho já jogou como ala pela esquerda no 3-4-3.
RETORNOS E DESFALQUES
O meia-ponta Vitinho e o goleiro Bento cumpriram suspensão por cartões na última rodada e agora voltam ao time. O zagueiro Pedro Henrique segue em recuperação de lesão no tornozelo e deve ficar de fora. Outro que fica de fora é o ponta Canobbio, que está com a seleção do Uruguai. O atacante Vitor Roque está ‘pendurado’, com dois cartões amarelos acumulados na competição, e disputa posição com Pablo no ataque. O atacante Marcelo Cirino segue em recuperação de lesão e sem previsão de retorno.
ESQUEMA TÁTICO
Felipão vem usando o esquema tático 4-2-3-1 como base. Também já adotou o 4-1-4-1 e o 5-3-2. O principal fator para definir o desenho do time, até agora, tem sido o formato do sistema ofensivo adversário. Ele explicou, por exemplo, que usou o 5-3-2 em dois duelos com o Flamengo porque o time carioca é o único do Brasil que usa o formato de losângo para atacar.
PROVÁVEL ESCALAÇÃO
Para enfrentar o Santos, o mais provável é o 4-2-3-1. Nesse caso, o time seria Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Orejuela (Nico Hernández); Hugo Moura (Alex Santana) e Fernandinho; Rômulo, Terans e Vitinho; Pablo (Vitor Roque).
Caso decida pelo 4-1-4-1, Alex Santana entra no time no lugar de Terans.