Inspirado no famoso árbitro de vídeo utilizado no futebol profissional, sistema grava lances dos jogos, que podem ser posteriormente baixados, editados e compartilhados por meio de um app
Aquela resenha entre amigos é algo corriqueiro ao final de jogos em quadras e centros esportivos Brasil afora. A discussão sobre um golaço marcado, um lance duvidoso, um drible fantástico ou uma bela tabelinha é motivo de conversa e muitos debates entre os participantes dos jogos. Poder ver e rever os lances que estão na memória dos “atletas” foi o que motivou os empreendedores João Vitor Gallo, Angelica Helena Gallo, Humberto Garotti, Silvio Carvalho e Raphael Berendonk a criarem o “Chame o VAR!” – sistema de gravações esportivas onde câmeras são instaladas em pontos estratégicos de quadras e centros esportivos para capturar imagens dos lances em alta definição. Estas imagens são disponibilizadas posteriormente em um app exclusivo, no qual os lances podem ser baixados, editados e compartilhados por whatsapp e nas redes sociais.
Inspirado no famoso VAR (Video Assistant Referee), árbitro de vídeo muito utilizado para esclarecer lances duvidosos em partidas de futebol, o sistema surgiu da percepção de que a tecnologia poderia ser utilizada para melhorar a experiência dos jogadores e dos centros esportivos, tornando os jogos mais interativos e memoráveis, como explica o CEO e Fundador da empresa, João Vitor Gallo. “A inspiração veio após os finais de jogos, quando a resenha perdurava por horas e os lances não podiam ser revisitados. Nos embasamos no próprio sistema VAR utilizado no futebol profissional, que permite a revisão de lances duvidosos com o auxílio de imagens gravadas”, conta Gallo.
Atualmente, o Chame o VAR! está presente em diversos espaços esportivos em Curitiba, interior do Paraná e Rio Grande do Sul. A aceitação do sistema vem sendo muito boa. “A julgar pelos depoimentos e vídeos promocionais disponíveis, a aceitação tem sido positiva. Os jogadores parecem apreciar a possibilidade de rever seus lances, editar os melhores momentos e compartilhar nas suas redes sociais”, comenta o CEO.
Funcionamento do sistema
O processo de contratação, instalação e operação do Chame o VAR geralmente envolve seis etapas:
Contato: O centro esportivo entra em contato com a Chame o VAR! para manifestar interesse e solicitar um orçamento;
Visita técnica: A equipe da Chame o VAR! visita o local para avaliar as necessidades e planejar a instalação das câmeras;
Instalação: Técnicos da empresa realizam a instalação das câmeras e demais equipamentos;
Treinamento: A equipe do centro esportivo recebe treinamento sobre como operar o sistema e utilizar o aplicativo;
Suporte: A Chame o VAR! oferece suporte técnico para auxiliar na resolução de dúvidas e problemas.
Animada com a aceitação do público, a equipe do Chame o VAR! tem planos para expandir cada vez mais o sistema, chegando a vários outros estados brasileiros. “Nosso sistema apresenta uma proposta inovadora com potencial para revolucionar a forma como os jogos amadores são gravados e consumidos. A empresa tem a oportunidade de se consolidar como líder nesse mercado, expandindo sua atuação para outros complexos esportivos e investindo em novas tecnologias e funcionalidades”, afirma Gallo.
Mais informações: https://chameovar.com.br/.