SEHA e ABIH reúnem trade de turismo para apresentação do programa Curitiba de Volta ao Centro

O trade de turismo de Curitiba se reuniu nesta sexta-feira (5/12) para conhecer em detalhes o programa Curitiba de Volta ao Centro, em um evento organizado e promovido pelo SEHA – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ambas do Paraná. A reunião, realizada no Hotel Centro Europeu, integrou representantes da cadeia turística e empresarial interessados nos incentivos previstos para impulsionar a hotelaria, o turismo e a economia no coração da cidade.

A SEHA-PR foi representada pelo seu presidente, Jonel Chede, e a ABIH-PR, pelo presidente Paulo Iglesias, que destacaram a relevância da iniciativa conjunta. Pela Prefeitura, a apresentação do programa ficou a cargo de Tatiana Turra, assessora especial do gabinete do prefeito, e contou com a participação do presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Swinka.

Durante o encontro, Tatiana apresentou um diagnóstico completo da região central e detalhou o pacote de incentivos fiscais e construtivos propostos pela Prefeitura. Após a explanação, Jonel Chede reafirmou o papel central das entidades organizadoras: “Eu destaco a importância do SEHA-PR e ABIH-PR na organização de um evento com tema tão relevante, com presença de hoteleiros, incorporadores, comerciantes, várias entidades representativas, Associação Comercial do Paraná, Centro Histórico de Curitiba e Abrasel”. Ele também comentou sobre os próximos passos: “Depois da explanação da Tatiana deu para ter uma ideia geral de como vai se comportar o projeto de retrofit e de investimento no centro de Curitiba. Agora é só acompanhar a votação e aprovação da lei, que deve acontecer ainda esse ano, para produzir seus efeitos a partir de 2026”.

Tatiana Turra, assessoria especial da prefeitura, Jonel Chede, presidente do SEHA-PR e Paulo Iglesias, presidente da ABIH-PR – Foto Ricardo Marajó -SECOM

Paulo Iglesias, presidente da ABIH-PR, avaliou positivamente a apresentação e o andamento das ações para a região: “A apresentação foi muito boa, estamos vendo que o centro realmente está sendo trabalhado. Não é uma mudança radical, mas passo a passo. Ele vai melhorar ainda mais com essas ações e incentivos da prefeitura. Vamos ter um centro cada dia melhor”.

Segundo Tatiana Turra, o programa é estratégico para o fortalecimento econômico e turístico da cidade. “Curitiba de Volta ao Centro está entre as cinco prioridades da gestão. Estamos construindo um conjunto de ações capazes de transformar a região central, ampliar a infraestrutura turística e atrair investimentos que dialogam diretamente com o setor de hotelaria e serviços”, afirmou.

Incentivos focados em turismo e hotelaria

O projeto de lei complementar em tramitação na Câmara Municipal prevê incentivos para estimular novos investimentos em hospedagem, gastronomia, comércio e serviços. Entre eles estão:

  • Redução e isenção de IPTU, ISS e ITBI para projetos de retrofit e novos empreendimentos ligados ao turismo.
  • Subvenção pública de até 50% para obras de revitalização e requalificação de imóveis destinados a hotéis, hostels, usos mistos ou serviços voltados ao visitante.
  • Metragem adicional gratuita, que pode chegar a até duas vezes a área do terreno, para projetos de hotelaria e habitação de interesse social.
  • Flexibilização de parâmetros urbanísticos, facilitando a conversão de edificações antigas e ociosas em empreendimentos turísticos.
  • Estímulos à preservação histórica, com regras especiais para imóveis classificados como Unidades de Interesse de Preservação (UIPs).

As medidas valerão para o Setor Especial da Região Central (Serc), abrangendo o Centro, Centro Histórico, parte do São Francisco, o entorno da Rodoferroviária e eixos estruturantes como o calçadão da Rua XV, Barão-Riachuelo e Guaíra–São Francisco–Jaime Reis.

Transformação urbana com impacto direto no turismo

Tatiana Turra destacou ainda que o pacote se integra às ações já desenvolvidas pelo município, como os programas de requalificação urbana, ativação econômica e estímulos à economia criativa. “O turismo depende de um Centro vivo, seguro, com moradias, serviços e atrativos culturais. Esse programa cria um ambiente favorável para novos hotéis, para o fortalecimento da gastronomia e para a revitalização de espaços que podem se tornar importantes polos de visitação”, reforçou Tatiana.

O presidente do IMT, Rodrigo Swinka, também participou do diálogo com representantes do trade e destacou o papel da hotelaria na retomada econômica e no planejamento turístico da capital.

Com o pacote de estímulos somando R$ 133 milhões em incentivos fiscais e R$ 30 milhões em subvenções, o Curitiba de Volta ao Centro se afirma como uma das iniciativas mais ambiciosas de revitalização urbana e fortalecimento turístico já apresentadas na cidade.

Ações promovidas desde janeiro para tornar a região central mais segura, acolhedora e atraente

  • Domingo no Centro: famílias estão de volta ao calçadão da Rua XV, com atividades de esporte e lazer gratuitas entre a Praça Osório e o Bondinho.
  • Centro Seguro: redução de 9,26% nas ocorrências no bairro com as ações de policiamento ostensivo e preventivo de 390 agentes de segurança e 120 viaturas (GM, PM e Civil).
  • Operação Checkout: fiscalização periódica de segurança e saúde pública em hotéis, pensões e estabelecimentos do Centro.
  • Pessoas em situação de rua: viaturas e 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização.
  • Ruas mais iluminadas: 92 ruas receberam 1900 lâmpadas de LED melhorando a sensação de segurança.
  • Requalificação do asfalto para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta.
  • Novas calçadas, como na Rua Emiliano Perneta, mais planas, amplas e acessíveis.
  • Novos comércios: 427 pedidos de abertura aprovados pela Prefeitura no Centro (jan/jun).
  • Times Square “curitibana”, na região da Avenida Marechal Deodoro, começa a virar realidade com os primeiros painéis de iluminação na Praça Zacarias.

 

Fotos de capa Alexsander Pedrozo

 

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações