Números ainda não foram fechados, mas dados preliminares mostram resultado melhor que antes da pandemia
Os números ainda não foram totalizados, mas a estimativa do Turismo de Curitiba aponta que a mprogramação do Natal da Capital deve confirmar a expectativa de crescimento de 10% no movimento de turistas e de público, em relação a 2019, último ano antes da pandemia da Covid-19, segundo o Instituto Municipal de Turismo.
O público dos espetáculos deste ano está sendo contabilizado pela Fundação Cultural de Curitiba e deve ser divulgado em breve, mas algumas das atrações estão com números próximos. O Caminho de Luz Ligga, no Parque Barigui e Parque Náutico receberam cerca de 160.820 pessoas.
Os cavalinhos coloridos e “xícaras malucas” voltaram em dose dupla em 2022. Os nostálgicos carrosséis venezianos no Passeio Público, com patrocínio da rede de supermercados Condor, e no Parque Tanguá, patrocinado pelo Marista, receberam 53.500 visitantes.
A Vila de Natal Electrolux, reuniu a roda-gigante luminosa, Casa do Papai Noel, decoração especial, espaço gourmet com atividades interativas, além da tradicional feirinha especial. Pela roda gigante, passaram 11.854 pessoas.
Com a volta das atrações integralmente presenciais e com a maior programação gratuita do Brasil, o Natal movimentou a economia local em diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte, prestação de serviços e comércio.
Entre as mais de 130 atrações em 2022, espetáculos de ópera, ballet, corais, oratório, concertos e feiras de Natal. Nesta edição, Curitiba montou cerca de 40 árvores espalhadas pelos bairros e que podem ser apreciadas até este domingo.
Na pré-pandemia, o Natal de Curitiba movimentou R$ 71 milhões na economia local devido à programação de fim de ano. Já em 2021, o Natal de Curitiba, que manteve uma programação híbrida, registrou quase dois mil empregos diretos entre artistas e bastidores do evento.
Pesquisa
Durante os maiores eventos do Natal de Curitiba foi realizada uma Pesquisa de Demanda Turística, para mapear o público de moradores e turistas que prestigiam os espetáculos. A ideia é ter dados mais precisos sobre a origem dos visitantes, seu tempo de estadia e aprimorar os próximos anos.
A pesquisa também pode balizar outras ações ao longo do ano, como datas comemorativas ao longo do ano, que ajudam a divulgar a cidade. A próxima data é o Carnaval, em fevereiro.
Fonte: Bem Paraná