A Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA), por meio da gerência de Educação Ambiental, recebeu, na sexta-feira (11/03), a equipe de educadores do Projeto Jovem Guarda, da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).
Na ocasião, a bióloga e gerente de Educação Ambiental, Margareth Muniz, ministrou um minicurso sobre a educação ambiental, contextualizando a experiência da AMA com os projetos Salas Verdes e Jardim Sensorial.
Em cada componente do Jardim Sensorial é possível experienciar inúmeras sensações, por meio de diferentes estímulos: na visão, o colorido das plantas, com o projeto paisagístico, e as diferentes espécies de animais encontrados no local; na audição, o canto dos pássaros, o som das folhas ao vento e da água; no olfato, plantas aromáticas ( manjericão, pau d’angola, artemísia, jasmins, alfavaca, capim-santo, malva); no tato, diferentes texturas de plantas e de pisos; no paladar, plantas alimentícias não-convencionais, plantas medicinais e plantas que modificam o paladar.
O projeto Salas Verdes é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), coordenado, atualmente, pelo Departamento de Documentação da Secretaria Nacional de Ecoturismo, que tem como principal objetivo incentivar a implantação de espaços educadores para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental.
Atualmente, as 640 instituições participantes do projeto estão distribuídas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As Salas Verdes estão localizadas, em sua maioria, em prefeituras municipais, secretarias do Meio Ambiente e da Educação, institutos federais e universidades, em Unidades de Conservação (UCs) e Organizações não Governamentais.