O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul lançou nesta segunda-feira (20), em Curitiba, o edital do processo seletivo de incentivos fiscais de 2022. O anúncio foi feito por transmissão ao vivo no YouTube do BRDE e as inscrições vão até o dia 31 de agosto. Desde 2019, o banco já destinou mais de R$ 10 milhões para projetos sociais via leis de incentivo fiscal. Só no Paraná, foram mais de R$ 3 milhões.
Participaram do evento o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, o diretor de Planejamento, Otomar Vivian, e representantes de instituições contempladas por editais anteriores.
O presidente destacou a responsabilidade de conceder recursos que contribuirão para a transformação da sociedade. “Para isso criamos critérios extremamente objetivos, a fim de que as decisões sejam técnicas. Acreditamos que o poder público deve ser responsável por promover políticas públicas de transformação social, mas também entendemos que a parceria com a sociedade civil deve acontecer, por isso esta é uma contribuição necessária”, disse.
Ele acrescentou que o propósito do BRDE é gerar desenvolvimento econômico e social. “Por trás das empresas e dos financiamentos que fazemos existem pessoas, e são elas que transformam a sociedade. Queremos que os resultados que vemos ao longo dos anos a partir dos incentivos fiscais se renovem”, afirmou.
Otomar lembrou que o banco é signatário do Pacto 2030 e tem como compromisso os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “É um compromisso do BRDE produzir resultados que ajudem a transformar a sociedade e torná-la mais desenvolvida socialmente”, destacou. Além disso, o diretor reforçou a responsabilidade do edital e a certeza da boa aplicação dos recursos.