Um tipo de radar especial que foi usado na França acaba de entrar em uma fase de testes no Brasil — especificamente em Curitiba, a capital paranaense — que busca combater o barulho excessivo de veículos nas vias urbanas. O sistema da empresa de gestão e fiscalização de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito), além de medir a velocidade, traz uma tecnologia capaz de detectar ruídos e capturar amostrar de som emitidas pelo escapamento dos automóveis.
A iniciativa para trazer algo do gênero foi da própria população da capital, que considera que um barulho excessivo nas ruas, segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, em nota.
A proposta é, a partir desses dados, identificar os veículos mais barulhentos e os horários que mais rodam na cidade para reforçar a fiscalização. Se o objetivo último pode ser o de gerar um novo tipo de multa, por ora, esses testes não terão qualquer validade nesse sentido.
Antes, será preciso conseguir autorização de entidades como o Instituto Nacional de Metrologia e o Inmetro (Qualidade e Tecnologia) para que a novidade seja utilizada para punir os motoristas.
Desde 2016, uma resolução aprovada pelo Conatran, o Conselho Nacional de Trânsito, prevê a autuação de quem estiver com som alto pelo lado exterior do veículo. A infração é considerada grave, marcando cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23.
“Fica proibida a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, independentemente do volume ou frequência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação”, diz o texto da Resolução n.º 624.
Fonte: Tudo Celular