15.8 C
Curitiba
sábado, novembro 23, 2024

Defasagem escolar na pandemia transforma startup de gamificação em alternativa para reforço da matemática no Brasil

Plataforma de jogos matemáticos da Matific cresce dez vezes nos últimos 12 meses e já beneficia mais de 1 milhão de alunos, de 5 a 12 anos, no reforço escolar e ensino híbrido

O preocupante índice de defasagem no aprendizado de jovens e crianças no Brasil durante o período mais agudo da pandemia tem sido um forte estímulo para o crescimento do uso de tecnologias na educação brasileira. O uso da plataforma da Matific, startup israelense de gamificação da matemática por meio de inteligência artificial que atende estudantes de 5 a 12 anos, cresceu cerca de dez vezes nos últimos 12 meses no País.

O volume de alunos, tanto da rede pública quanto do ensino privado, que utilizam a plataforma na grade curricular saltou de cerca 100 mil em 2020 para mais de 1 milhão em 2021. Já a quantidade de escolas que contrataram o sistema da Matific passou de 2,2 mil no início da pandemia (abril/2020) para 8 mil em janeiro de 2022.

Atualmente, a Matific atende cerca de 2 mil colégios privados, com mais de 330 mil alunos das principais redes de educação no País, e 6 mil instituições públicas, perfazendo cerca de 700 mil estudantes espalhados por colégios estaduais e municipais de todas as regiões do Brasil.

Os usuários contam com acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa, com quase 7 milhões de atividades, desafios e exercícios já executados este ano. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos principais livros didáticos no País.

Como a pandemia trouxe à tona a grande defasagem educacional que o Brasil enfrenta, a Matific é hoje uma importante solução, que oferece uma experiência de aprendizagem personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que aumenta a confiança de uma maneira divertida e envolvente para o aluno, sempre acompanhado de perto pelo seu professor, que tem acesso a gráficos de desempenho para identificar estudantes com dificuldades ou facilidades na disciplina”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

“Portanto, a tecnologia se tornou uma ferramenta imprescindível de professores e alunos nesta pandemia, pois permite ao docente interagir e acompanhar o desempenho de seus discentes mesmo de forma remota, enquanto seus alunos passam a ter mais autonomia no seu processo de aprendizagem”, acrescenta Szyller.

Sobre a Matific (www.matific.com.br)

A Matific é uma empresa startup internacional que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 60 países, com diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações