20.4 C
Curitiba
sábado, novembro 23, 2024

Profissionais da Saúde encerram mês de combate à Tuberculose com capacitação

Durante o mês de março, mês de conscientização sobre a Tuberculose, a Vigilância Epidemiológica junto com a Atenção Primária intensificaram as ações de combate à Tuberculose com a sensibilização da população sobre o tema e a busca de novos casos através do exame de escarro.

Na última quarta-feira (30) e quinta-feira (31), a Secretaria Municipal da Saúde com a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá proporcionaram uma capacitação em Tuberculose (TB) para os médicos e enfermeiros da rede de atenção à saúde.

A Tuberculose é uma infecção bacteriana que afeta principalmente os pulmões com alta transmissibilidade, sendo um problema de saúde pública. O diagnóstico precoce e o tratamento correto é a melhor forma de combate-la.

A capacitação realizada pelo infectologista da Secretaria Estadual de Saúde, Dr. Francisco Magalhães, abordou a fisiopatologia da doença, a importância da investigação em sintomáticos respiratórios, o diagnóstico através do TRM-TB e tratamento da Tuberculose e da Infecção Latente de Tuberculose (presente em pessoas assintomáticas que são contato de pacientes com TB). Os profissionais tiveram oportunidade de discutirem casos e esclarecerem dúvidas, além de conhecer experiências exitosas em outros municípios.

A capacitação é uma das estratégias da Vigilância Epidemiológica com o apoio da Prefeitura para Combater a Tuberculose e está dentro do Plano Municipal, seguindo também o Plano Nacional Brasil Livre da Tuberculose, encerrando o mês de conscientização de forma brilhante.

Investir em Educação Continuada é investir em qualidade da assistência para a população de Guaratuba.

Negócios

- Propaganda -spot_img

Últimas Publicações