Por Eliseu Tisato
*Jornalista testou a nova Ultra Limited a convite da The One Harley-Davidson Curitiba
A versão 2021 da Harley-Davidson Ultra Limited é sinônimo de luxo sobre duas rodas. Planejada para viagens, a Ultra Limited é considerada o nível mais elevador de conforto que a marca americana pode oferecer aos seus apaixonados clientes. A nova Ultra Limited segue a proposta de reformulação da marca de motos americanas no Brasil, visando um público A+, que é fã da marca, mas não abre mão de conforto e qualidade. Chama atenção por onde passa, seja na estrada ou em áreas urbanas.
Já durante o briefing com os técnicos da The One Harley Davidson, fiquei impressionado com a qualidade dos itens, acessórios, da motocicleta. Motociclista desde muito cedo, algumas HDs passaram na minha garagem. Fases de juventude onde a força e imponência da consagrada Fat Boy eram determinantes para a felicidade na pista, ou ainda a fase rebelde com dose de aventura em que só a Dyna poderia atender a um coração acelerado. Com o passar dos anos, fui buscando conforto na Deluxe e Heritage. Encarei o teste na Ultra Limited com uma pitada de medo, uma sensação de desafio. Amei, me supreendi. Remodelei o velho coração harleiro que já entende que aventura é melhor com mais conforto.
E conforto é a palavra chave pra definir a Ultra. Conforto na posição de pilotagem, conforto ao parar na rampa, conforto com o sistema de GPS, de multimídia, de malas protegidas da chuva, conforto da garupa estar bem a vontade.
Na nova versão da Ultra Limited, o visual se tornou mais sóbrio e agressivo, com acessórios na cor preta. Diferenciais e ainda mais facilidades, pensando no conforto e bem-estar do piloto e a garupa, também são destaque dessa nova versão.
Em baixo de tanta beleza e luxo, a Ultra Limited tem um motor de dois cilindros no tradicional formato em V, característico da HD. O motor, de 1.868 cilindradas, é excepcional em seu desempenho, oferecendo uma pilotagem suave e com menor vibração. Na estrada com o uso da sexta marcha, é possível sentir como está super bem ajustado às proporções de torque, velocidade de cruzeiro, suspensão e ciclística. Realmente essa HD tem em seu DNA o contraponto necessário para encarar as BRs brasileiras, macia, segura e veloz.
Os cabeçotes, denominados Milwaukee Eight, são equipados com quatro válvulas. O sistema de injeção eletrônica foi ajustado, em comparação ao modelo do ano anterior, suavizando o funcionamento e elevando o toque para até 16,6 kgf.m e 3 mil rpm.
No câmbio, as seis marchas ganharam engates mais firmes e mais precisos, sem deixar o piloto sentir o tradicional tranco que toda HD dá ao engatar a primeira marcha. Além do piloto automático, a Ultra Limited também conta com acelerador eletrônico, que gerencia a injeção de combustível. A nova Ultra Limited também conta com controle de tração e controle que facilita rodar com segurança em pista molhada, que pode ser acionado facilmente com o toque em um botão.
Quanto o assunto é visual, a nova Ultra Limited oferece uma carenagem frontal Batwing, com abas laterais reguláveis, que ajudam a proteger o piloto do vento e da chuva, desviando-os. No quesito conforto para a garupa, o assento conta com descanso de braços, sendo considerado mais confortável do que bancos de muitos automóveis.
Na suspensão traseira, houve reforço com válvulas e cartuchos maiores. Os freios, que contam com o novo sistema Brembo Reflex, adotado nos últimos lançamentos da marca, deixam a pilotagem mais segura, afinal, são 416 kg sob eles. O sistema ABS avançado determina qual pressão e quantidade de força para cada roda, que atua independente do comando do piloto, quase não sendo perceptível seu funcionamento, devido a estabilidade do sistema ABS da Ultra Limited.
Essa suspensão tão acertada, me surpreendeu quando mesmo em baixas velocidades o piloto se sente no controle total da motocicleta. Há a necessidade de adaptação por algum tempo para manobrar com perfeição, com ela parada devido ao peso. Mas após rodar um dia apenas com ela, já me senti seguro para rodar e manobrar mesmo em pista não asfaltado. Longe do habitat natural, mas ainda assim, muito segura na pista.
Além do luxo: tecnologia sob duas rodas
Todas as informações que o piloto da nova Ultra Limited precisa estão disponibilizadas nas pontas dos dedos. Uma tela touch screen colorida, sensível ao toque mesmo com o uso de luvas, que conta com comandos também no guidão. O sistema inteligente de velocidade ajusta o volume do som quando se diminui a velocidade. Nesta tela, o piloto ainda conta com GPS, Bluetooth e entrada USB.
Na linha de oferecer o que há de premium na marca, a HD investiu, na nova Ultra Limited, tem um painel de instrumentos com dois mostradores analógicos, sendo um de velocímetro e o outro, contagiros. Ainda há um pequeno visor LCD que marca a posição da marcha e até indica a pressão dos pneus. A Ultra Limited conta, também, com quatro auto falantes de alta definição.
Completando o pacote premium de luxo, a Ultra Limited 2021 tem sistema de aquecimento das manoplas com seis opções de ajustes, plataformas para os pés tanto do piloto quanto da garupa pensados em oferecer ainda mais conforto, iluminação 100% em LED, acabamento com carpete nos três amplos baús, e partida com opção de chave com sensor de presença.
As manoplas aquecidas com seis níveis são as melhores que já experimentei e as plataformas para os pés do piloto e garupa garantem conforto extra. A iluminação é total LED, os três baús contam com acabamento acarpetado e a ignição se dá por uma chave com sensor de presença.
O modelo, disponível para venda na The One Harley-Davidson Curitiba, sai a partir de R$144 mil.
Para concluir, uma motocicleta que está acima das expectativas. É pegar, rodar e ser feliz. Certamente minha escolha para concluir a Route 66 nos próximos meses.
Serviço:
Harley Davidson Ultra Limited
A partir de R$144 mil, na The One Harley-Davidson Curitiba
Rua General Mário Tourinho, 1055 – Seminário
(41) 3340-6000