Veja como fica a tendência do clima nesta 1ª semana de março no PR, SP e MS
Com isso, as exportações do agronegócio paulista no total das vendas externas do Estado foram de 35,6%, enquanto a participação das importações setoriais foi de 7,0%. Os dados da Balança Comercial do Agronegócio Paulista foram levantados e analisados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do seu Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA).
Clima
Os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo não receberam precipitações generalizadas na semana passada e nem devem receber na primeira semana de março. Isso diminui cada vez mais a umidade do solo e desacelera a instalação da segunda safra de milho.
Somente no decorrer do segundo decêndio de março, há previsão de chuva mais abrangente sobre os três Estados. Pelas próximas duas semanas, a chuva mais intensa alcançará a Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará e Matopiba, por outro lado, terão dias menos chuvosos e com aumento do calor, algo que irá acelerar a colheita da primeira safra e instalação da segunda safra.
Como monitorar uma safra e monitorar sua fazenda?
Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.
O AgroclimaPRO é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.