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quinta-feira, março 28, 2024

Agronegócio: Cromai mira expansão no mercado de soja e cana com inteligência artificial

O agronegócio foi responsável por 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020, movimentando cerca de R$ 2 trilhões. Trata-se de um mercado valioso e com grandes oportunidades para startups que exploram tecnologia para melhorar a qualidade do setor. É o caso da Cromai, que une agronomia, mecatrônica e inteligência artificial (IA) para implementar soluções inovadoras.

Por meio de inteligência artificial, a Cromai oferece um serviço de visão computacional que identifica padrões nas imagens das plantações coletadas por drones. A análise do software da agtech faz diagnósticos sobre a presença de ervas daninhas e a qualidade da lavoura.

Um dos diferenciais da startup é seu contato com os maiores mercados do agronegócio brasileiro: o de cana-de-açúcar, carro-chefe das soluções da agtech, e o de soja. A maior parte de seus clientes são usinas e distribuidoras de insumos.

Hoje, a startup processa mais de 4 milhões de amostras de ervas daninhas, a maior parte de cana-de-açúcar, e seu sistema de IA também controla a qualidade da cana que será entregue aos fornecedores de seus clientes.

“Nosso serviço permite uma redução de custos gigante e maior produtividade para o mercado de cana. Atualmente, um dos maiores custos dessa área é com herbicida para as ervas daninhas. Com nossa solução, é possível identificar as áreas específicas prejudicadas e agir in loco, sem pulverizar a plantação inteira. É uma redução de quase 70% do uso do herbicida”, explica Guilherme Castro, CEO da Cromai.

Castro destaca que, sem o uso indiscriminado de herbicidas na plantação inteira, a qualidade do produto é melhor e a produtividade da plantação, maior. “Foi a verificação prática da nossa solução no mercado de cana que impulsionou nosso crescimento nos últimos anos”.

Sem dinheiro, mas com uma ideia

Para tirar os planos da Cromai do papel, Guilherme Castro contou apenas com seus parceiros fundadores, Marcos Fogagnoli e Diogo Dutra, e com o financiamento de empresas do agronegócio que seriam as beneficiadas pelo serviço da startup.

“Contamos com a vantagem de ter acesso direto ao mercado agro do Brasil, um dos maiores do mundo. A partir disso, tivemos que desenvolver uma estratégia comercial para superar o primeiro e maior obstáculo: mostrar o valor do produto e o potencial de retorno rápido para conseguir um financiamento”, conta Castro.

Assim, em 2017, a Cromai começou seus trabalhos e desde então acumula prêmios e crescimento. No fim de 2021, a agtech contava com mais de 20 clientes, entre eles, seis dos 10 maiores grupos de usinas de cana-de-açúcar do Brasil.

A área monitorada pela agtech chegou a 60 mil hectares em dezembro, um crescimento de 5 vezes o total monitorado em 2020. Além disso, sua solução para a agricultura resultou em um prêmio internacional pela Startup Insights: a Cromai foi eleita uma das 5 startups mais promissoras do mundo no agronegócio.

Embora já tivesse recebido financiamento de empresas anteriormente, foi só no ano passado que a empresa conseguiu realizar sua primeira rodada de investimentos, uma captação semente com o Grupo Stoller, empresa americana de nutrição e fisiologia vegetal, de R$ 5 milhões.

Em 2022, parte dos recursos dessa rodada de investimentos será utilizado para melhorias na tecnologia e sofisticação da IA para oferecer o mesmo serviço realizado com a cana-de-açúcar em soja. “Por nosso contato com o mercado de cana, já nos demandam a mesma solução para a soja“. lembra Castro.

O objetivo da Cromai é entrar no mercado de soja aos poucos neste ano e atender pelo menos 500 produtores da oleaginosa no próximo ciclo de safra. “Vamos popularizar a solução de detecção de ervas daninhas em soja, como aconteceu com a cana”, diz Castro.

Cromai cresce com apoio da AWS e mira novo aporte

Para aumentar a área monitorada, o processamento de imagens e a capacidade da inteligência artificial, a Cromai conta com um parceiro de peso: a Amazon Web Services (AWS).

Castro conta que o aumento de clientes e da operação foi muito grande em 2021 e, para acompanhar o ritmo neste ano, a agtech buscou um parceiro estratégico de tecnologia. “A AWS é uma plataforma muito completa e oferece outros programas de apoio para ajudar a escalar o negócio, o que é ideal para nós neste momento de expansão”, diz o CEO.

Diogo Cosin, que é o líder de IA da Cromai, conta que a estrutura da AWS é complexa e exige uma curva de aprendizado para dominar a plataforma, mas é consistente e robusta o suficiente para suportar os novos desafios que a Cromai deve ter em 2022.

“A parceria dispõe de um conjunto de especialistas para nos dar suporte, além de nos colocar em contato com outras startups que podem compartilhar conhecimento e soluções para projetos futuros”, diz Cosin.

Com a nova parceria engatilhada, os planos de expansão da agtech estão a todo vapor. Embora o aporte do Grupo Stoller tenha sido recente, já está no horizonte da empresa uma nova rodada de Série A.

Ainda não existe uma data, mas as conversas apontam para o aporte já no primeiro semestre deste ano. “Com um novo investimento, pretendemos ultrapassar a marca de 1 milhão de hectares em dois anos, com um crescimento forte em cana e soja, além de milho e algodão”, afirma o CEO da Cromai.

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