De acordo com dados do Ministério da Saúde, estado vacinou pouco mais de 40% das crianças contra a polio; campanha nacional de multivacinação termina na sexta-feira (9).
O Paraná entra, nesta segunda-feira (5), na etapa final da Campanha Nacional de Multivacinação, que começou em 8 de agosto e termina na sexta-feira (9).
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado imunizou, até esta semana, somente 43% do público-alvo contra a poliomielite. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para este público é de 95%.
Segundo o Ministério da Saúde, o Paraná possui cerca de 620 mil crianças a serem vacinadas contra a polio, no público-alvo, e até sexta-feira (2), somente 260 mil haviam sido imunizadas contra a doença.
No ano passado, a vacinação contra a doença atingiu cobertura de 79,7% da faixa etária específica, conforme informado pela secretaria.
Vacina contra a pólio é aplicada em gotas — Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN
Na campanha deste ano, há cidades em que a faixa de cobertura está abaixo de 30%, nesta etapa final. Veja, abaixo, o balanço em algumas cidades do estado:
- Curitiba: 22,15%
- Londrina: 27,75%
- Maringá: 31,17%
- Cascavel: 32,30%
- Foz do Iguaçu: 35,02%
- Ponta Grossa: 36,72%
- Guarapuava: 37,18%
- Umuarama: 49,06%
- Cianorte: 50,86%
- Pato Branco: 62,20%
- Paranavaí: 69,37%
- Francisco Beltrão: 70,14%.
Paraná tem menos de 45% de cobertura da vacinação contra a poliomielite, segundo dados do Ministério da Saúde — Foto: Reprodução/RPC
Multivacinação
O estado possui 1,8 mil salas de vacina e, segundo a Sesa, é de responsabilidade dos municípios definir a estratégia para adesão do público à campanha, incluindo número de unidades disponíveis e horários de funcionamento.
Abaixo, veja a lista das vacinas oferecidas na campanha:
- Vacina da poliomielite (VIP ou VOP);
- Hepatites A e B;
- Tríplice viral e tetraviral;
- Pneumonia, Meningite e Otite (Pneumocócica 10 valente);
- Rotavírus Humano;
- Meningocócica C;
- Febre amarela;
- Difteria, tétano e coqueluche (Tríplice bacteriana);
- Varicela;
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano);
- Vacina meningocócica ACWY.
Durante a Campanha Nacional de Multivacinação, crianças e adolescentes podem ser vacinados conforme as previsões de cada faixa etária prevista no Calendário Nacional de Vacinação.
Fonte: G1