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quarta-feira, maio 15, 2024

30 anos do Bom Gourmet: muita gastronomia e histórias para contar

Em 1992, os leitores da Gazeta do Povo conferiam as últimas notícias do Brasil e do mundo em papel jornal. Foi na edição impressa do dia 7 de agosto daquele ano que circulou pela primeira vez o título Bom Gourmet. A novidade, idealizada pela jornalista Marian Guimarães, começou como uma modesta página na contracapa do caderno de turismo, dando boas dicas de onde comer e beber bem em Curitiba e região.

Anos depois, a página temática sobre gastronomia passou a integrar o suplemento cultural do jornal, o Cultura G (depois transformado em Caderno G), e por lá ficou durante anos, levando informações de restaurantes locais para o público.

Transformação em três décadas
Marian Guimarães com Andréa Sorgenfrei, head da Pinó, Deise Campos, que foi editora de Bom Gourmet por mais de 10 anos, e Caroline Olinda, head de Bom Gourmet.

Com o passar do tempo, uma única página no Caderno G já não era mais suficiente. A gastronomia cada vez mais diversa, o desejo dos leitores e a expansão do mercado motivaram a criação de um caderno exclusivo para o Bom Gourmet em 2008. O tablóide em papel jornal, com circulação mensal, era recheado de temas culinários, dicas e receitas. Na época, sob a edição da jornalista Andréa Sorgenfrei, e a partir de 2009 com a direção de Deise Campos, que permaneceu mais de dez anos à frente da editoria e hoje é head do Tal Lugar, plataforma que reúne experiências gastronômicas do país.

O sucesso editorial fez com que a história do Bom Gourmet ganhasse um espaço de ainda mais destaque. Em 2010, a plataforma se transformou na primeira revista da Gazeta do Povo. No mesmo ano, foi realizada a primeira edição do Prêmio Bom Gourmet que, em 2022, entrou na sua 12ª edição, divulgando e impulsionando a cena gastronômica de Curitiba.

Em 2013, o Bom Gourmet passou por uma grande reformulação e se transformou em um canal multiplataforma, levando informação para os leitores com a revista mensal, site, jornal, rádio, mídias sociais, apps, programa de TV e eventos. No mesmo ano, o Bom Gourmet foi consagrado com o INMA Global Media Awards como o 2º melhor produto impresso lançado no mundo.

Para ficar ainda mais próximo dos leitores, em 2015 estreou outro grande projeto do Bom Gourmet: uma cozinha-estúdio dentro do Pátio Batel com programação diária, entre aulas-show, eventos e gravação de receitas. E neste mesmo ano lançou seu festival gastronômico, o maior de Curitiba: o Festival Bom Gourmet, que apresenta o melhor da gastronomia da capital em menus completos a preços fixos.

Em 2019, o Bom Gourmet expandiu sua abrangência para todo o território nacional, sob responsabilidade de um time de jornalistas experientes e um grupo de colunistas de peso, apaixonados pelo setor gastronômico. No ano seguinte, passou a integrar a Pinó, unidade de negócios da Gazeta do Povo, comandada pela head Andréa Sorgenfrei. Com isso, veio a nova identidade visual e logomarca da plataforma. O ano foi marcado também pelo surgimento do Bom Gour­met Negócios, com o propósito de fo­­­mentar o debate de temas que ajudam no fortalecimento do setor, com a abordagem de negócios e franquias, gestão e finanças, mercado e setor de food service.

Trinta anos se passaram e o Bom Gourmet cresceu junto com o setor gastronômico curitibano, consolidando-se como o principal canal sobre comida e cultura gastronômica do Paraná — e um dos mais relevantes do país.

Negócios

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